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Love Beauty & Planet

Vencedor em Marketing - Estratégia de Comunicação - 2019

Data de lançamento: 04/01/2019

Categoria: Sustentabilidade

Tags: reciclado, reciclável, PCR, frasco, pós consumo, cabelos, plástico

Vencedor: Unilever (www.unilever.com.br)
Design: Unilever
Convertedor: AB Plast / Globalpet / Avery Dennison / Flexoprint Labels
Brand owner: Unilever


País: Brasil


Desde 2010, quando o Plano de Sustentabilidade foi lançado globalmente, a Unilever se comprometeu a criar marcas com o propósito de diminuir o impacto ambiental e a marca Love Beauty & Planet traz em sua essência produtos veganos, não testados em animais, com frascos 100% reciclados e recicláveis. Esse é o primeiro frasco na Unilever LATAM composto por 100% de resina reciclada e também o primeiro a ser 100% reciclável devido a presença do adesivo Cleanflake. A inserção do adesivo custou à empresa um acréscimo de 30% no custo da embalagem.

Love Beauty & Planet contempla produtos para cabelos e cuidados com a pele e resume completamente o que a Unilever está comprometida a alcançar: matérias-primas de fontes sustentáveis, feitas com material 100% reciclado, enxágue rápido, redução da pegada de carbono e apoio a ambientalistas.

O grande destaque é a harmonia entre sua estrutura (adesivo sustentável e resina reciclada) e a forma como ela se comunica com o consumidor, com tonalidades vibrantes e a inversão de cores dentro da família de produtos, além de contar com efeitos sensoriais como o alto relevo e verniz soft toutch. Os frascos são 100% de resina PET reciclada pós consumo (PCR) e utilizam uma tecnologia de adesivo nos rótulos chamado Cleanflake no qual se quebram as ligações coesivas entre o adesivo e a etiqueta permitindo que o rótulo seja separado da garrafa completamente no processo de reciclagem sendo assim 100% reciclável.

O rótulo foi desenvolvido para exaltar ao consumidor de forma clara (cores e efeitos vibrantes) e objetiva (de forma simples, em tópicos) que o produto contém materiais orgânicos, não testados em animais, sem adições de parabenos, corantes, silicone além de o frasco ser 100% reciclado e reciclável. Além da formulação, a embalagem é foco central de comunicação da marca. Por ano, são retiradas mais de 100 toneladas de resina PET do meio ambiente para produção dos frascos de LPB. Também, foi criada uma rede de influenciadores digitais para que guiem o consumidor no processo de separação e descarte.

A criatividade está na união entre os conceitos de sustentabilidade de embalagem (resina reciclada e adesivo sustentável) e a forma como ela se comunica com o consumidor utilizando imagens florais as quais representam os materiais orgânicos e com efeitos sensoriais que remetem ao toque real da flor. Na embalagem, a marca exalta não apenas os benefícios do produto ao consumidor mas também pequenas ações que podem fazer uma grande diferença para o meio ambiente como o uso consciente da água.